Cirurgia de Próstata
O que é a Hiperplasia Benigna da Próstata?
A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), aumento do volume da glândula da próstata, é uma das doenças mais frequentes nos homens.
Esta condição médica resulta do aumento do número de células da próstata.
O crescimento ocorre ao longo dos anos devido à estimulação da proliferação destas células por ação da testosterona, o “hormônio masculino”.
O acréscimo no número de células causa o aumento do volume e tamanho da próstata, com consequente compressão da uretra e queixas urinárias.
Contudo, é preciso ter presente que neste caso a dilatação da próstata não é causada pelo Câncer.
A HBP desenvolve-se, principalmente, numa área designada por zona de transição, situada em torno da uretra. Os tumores malignos da próstata, pelo contrário, costumam surgir na zona periférica (cerca de 70% dos tumores surgem nesta região).
Sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata
No início da doença, nem todos os homens têm sintomas. Mas, à medida que a próstata cresce de tamanho, começa a comprimir a uretra e surgem as queixas urinárias.
Estes sintomas afetam de maneira significativa o bem-estar e a qualidade de vida dos homens afetados, se não forem devidamente tratados.
Pode levar a alterações da função da bexiga e dos rins, com consequências graves como a formação de pedras na bexiga, infecções urinárias ou aparecimento de sangue na urina e mesmo, em casos mais extremos, a insuficiência renal e a retenção urinária (com necessidade do doente ser algaliado).
As queixas do aparelho urinário, designadas por LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms) dividem-se em três categorias.
Sintomas de Esvaziamento, Sintomas de Enchimento, Sintomas Pós-Miccionais
Teste de Diagnóstico de Sintomas da Próstata
Tratamentos para a Hiperplasia Benigna da Próstata
Existem diversas formas de tratamento da HBP. Alguns doentes não necessitam de qualquer terapêutica e, mesmo sofrendo da doença, basta serem vigiados com regularidade.
É o caso dos doentes sem sintomas ou com queixas ligeiras, sem repercussão significativa no seu bem estar e na sua qualidade de vida.
Grande parte dos doentes com HBP necessita de tratamento com medicamentos. É o caso dos doentes com sintomatologia moderada ou mesmo grave, com impacto significativo na sua qualidade de vida. Nestes casos, é possível utilizar diversas possibilidades terapêuticas, vários medicamentos, com efeitos diferentes e que devem ser adaptados a cada doente e a cada caso.
Existem três grandes grupos de medicamentos para tratar a HBP: os alfa-bloqueantes (silodosina, tansulosina, alfuzosina), os inibidores da 5 alfa-redutase (finasterida e dutasterida) e a fitoterapia (extratos de plantas como a serenoa repens). Outros medicamentos podem ser associados para reduzir algumas das queixas urinárias, nomeadamente o aumento da frequência urinária e a vontade súbita de urinar (os anti-muscarínicos como o trospium e a solifenacina ou o beta 3-agonista mirabegron) ou as micções durante a noite (como a desmopressina).
O médico define com o doente qual a melhor abordagem. Para além destas terapêuticas, existem outros tratamentos, mais ou menos invasivos e com excelentes resultados.
Prognóstico da Hiperplasia Benigna da Próstata
Contato
Venha conhecer nossas duas clínicas. Agende seu atendimento.